"A palavra-chave é trabalho"
[Cristina Parente na tomada de posse do Núcleo de CSEM]
É Parente e há quatro anos que faz parte da família CSEMista. Natural de Povoa de Varzim é, aos 22 anos, a primeira representante do Núcleo de CSEM. Cristina é o seu nome e foi com ela que falámos…
Pela primeira vez, os cursos da ESEL têm a oportunidade de ter o seu próprio núcleo. O que se pretende deste órgão académico?
Antes de mais, penso que é importante felicitar a antiga AE pela iniciativa de implementar os núcleos de curso na ESEL.
Este órgão académico tem como principal função fazer com que a informação circule, ou seja, muitas vezes os alunos têm queixas, sugestões ou informações que gostariam que fossem ouvidas pelos órgãos responsáveis da escola e nem sempre é fácil que isto aconteça. O Núcleo de CSEM tem como principal desejo colmatar estas falhas, fazer com que todos tenham voz activa nas decisões na escola, que a ESEL seja uma escola de todos e para todos e que o curso de CSEM seja exemplar em iniciativas promovidas quer dentro quer fora da escola. Pretendemos, no fundo, ser o elo de ligação entre o curso de CSEM e os órgãos de escola, ser a sua voz.
Dos 11 cursos que tem a ESEL, apenas dois, entre eles CSEM, decidiram apresentar uma lista para o seu núcleo. Porque decidiram avançar?
O Ensino Superior esta a atravessar uma fase de mudança e o futuro apresenta-se cada vez mais incerto para muitos cursos e escolas. Pensamos que o ensino se faz com a colaboração de alunos e professores, estes têm cada vez mais de se unir para fazer dos seus cursos e da sua escola um marco de excelência e qualidade. Assim, apresentamos a nossa candidatura porque achamos que o curso de CSEM, ainda muito recente nesta instituição, merecia uma voz activa dentro da ESEL e do IPL.
O 2º semestre está próximo e, por isso, o tempo escasseia. O que é fundamental fazer ainda este ano?
Pensamos que é essencial que todo o trabalho seja feito de forma sustentável e a pensar no futuro, já que a vida do núcleo e as responsabilidades deste com o curso não acabam no final deste ano lectivo. Como objectivo primeiro queremos apresentar-nos ao curso e à escola. Só se os alunos nos reconhecerem e tiverem confiança no nosso trabalho é que é possível definir metas precisas e que beneficiem e vão de encontro a todos os “CSEMistas”.
Um núcleo só pode funcionar com a colaboração de todos. O que esperam dos “CSEMistas” e o que eles podem esperar do núcleo?
A palavra-chave é trabalho. É isto que nos propomos fazer. Trabalhar para que as condições para o curso dentro da escola melhorem e trabalho para que a as entidades empregadoras comecem a ver os alunos recém-licenciados de CSEM como possíveis trabalhadores para os seus quadros.
Dos alunos de CSEM esperamos colaboração com o núcleo e esperamos que tenham uma voz activa e crítica relativamente às acções que o núcleo for tendo e promovendo, já que só assim poderemos atingir objectivos comuns e ao mesmo tempo criarmos interesse por parte de toda a comunidade académica, e não só, relativamente às questões do curso.
[Ângela Duarte]