<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d35570090\x26blogName\x3dCSEMistas\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://csem-esel.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://csem-esel.blogspot.com/\x26vt\x3d-6930864715778663714', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>


IPL distingue e promove poeta

© Pedro Jerónimo
Manuel Alegre foi ontem homenageado pelo Instituto Politécnico de Leiria (IPL), na abertura do II Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, distinção que considerou "uma homenagem à própria poesia", que "a ditadura do mercado tenta atirar para a quase clandestinidade".

Manuel Alegre recebeu com "comoção e grande embaraço" a homenagem do IPL, sublinhando contudo que "a única compensação da poesia é ela mesma".

"As pessoas associam o meu nome à poesia e isso é muito gratificante", reconheceu, salientando a ligação entre a poesia e o tema do encontro de escritores que decorre hoje e amanhã em Leiria, "A escrita e a cidadania"

"Na nossa história, a poesia sempre foi inseparável da cidadania - desde D. Dinis. E também inseparável da liberdade, dos portugueses e do próprio país", observou o poeta.

Para Manuel Alegre, a distinção hoje recebida é "uma homenagem à poesia num tempo em que a ditadura do mercado tenta atirar a poesia para a margem e para a quase clandestinidade".

"A poesia - disse - é um exercício espiritual e um método de libertação interior. Nesse sentido será sempre um acto resistência contra as múltiplas formas de degradação da vida. É preciso acreditar de novo na força mágica da palavra poética, porque só ela, pelo seu poder alquímico, é capaz de mudar a vida. As palavras inspiram e podem mudar a realidade".

O secretário de Estado da cultura, Mário Vieira de Carvalho, considerou Manuel Alegre "um dos maiores poetas da língua portuguesa e um daqueles também que, de uma forma extraordinária e rara, incorpora o tema deste II Encontro de Escritores de Língua Portuguesa".

Vieira de Carvalho realçou o merecimento da distinção a Alegre, autor que "transforma as palavras em música e que traz para a língua portuguesa uma poesia cheia de emoção, uma característica eminentemente própria da arte musical".

"Na poesia é que está a verdade. As palavras gastas pelo quotidiano têm o seu sentido aprisionado. Só o poeta pode libertá-las. A sua poesia fala de liberdade mas ele também, ao longo da sua vida, libertou a língua dessa prisão do quotidiano", disse.

O presidente do IPL, Luciano de Almeida, qualificou Manuel Alegre de "vulto incontornável" da cultura e da identidade portuguesas, por "ter mantido viva a luta pela liberdade", dando "testemunho permanente de que a liberdade se constrói em cada momento e cada gesto", resistindo "a cada momento, sempre que ela [liberdade] pode estar em perigo".

A homenagem do IPL ao escritor serviu ainda para lançar o Prémio de Poesia Manuel Alegre, no valor de 7.500 euros, que a instituição quer atribuir de dois em dois anos, para descobrir e revelar novos autores.

A estes, o poeta deixou um recado: "Sinto-me obrigado a dizer-lhes que não tenham ilusões. A poesia é uma festa, mas também uma grande carga de trabalhos. Oxalá este prémio nos revele alguém que não tenha medo dos trabalhos da poesia, alguém que mereça a poesia".

LUSA

Etiquetas: ,

« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

» Enviar um comentário