<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d35570090\x26blogName\x3dCSEMistas\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://csem-esel.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://csem-esel.blogspot.com/\x26vt\x3d-6930864715778663714', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>


Jantar de curso 2009 (em actualização)

Informa-se que o jantar de curso será no próximo dia 3 de Novembro, em plena semana da recepção ao caloiro, na Adega do Mouzinho, Lareira ou outro restaurante que justifique qualidade-preço.
Irá passar uma folha em todas as turmas diurnas e pós-laboral para colocarem o vosso nome para o jantar.
Quem não se inscrever para o jantar até dia 27 de Outubro bem como quem se inscrever e após dia 27 quiser retirar o nome, terá que pagar 1€.

Esta medida serve para evitar as confusões do costume de pessoas que vão à última da hora, retiram o nome e dão prejuízo aos restaurantes e má fama ao curso.
Aproveito para informar que esse dinheiro será usado para iniciativas para o curso desde palestras, formações ou futuras visitas de estudo.

Etiquetas: , , , ,

« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

  • # Blogger João Matias

    Os antigos alunos podem participar? :P ..dando sempre prioridade a quem ainda não terminou, claro! ;)

    ..há vícios que não se perdem!  

  • # Blogger Rocky

    Boas!

    Claro João!
    Basta colocarem aqui a vossa disponibilidade.

    Abraço!  

  • # Blogger Sara Rosa

    EU VOU :)

    Sara Rosa  

  • # Blogger Repórter

    Ora aí esta! É para isto que serve o núcleo do CSEM. Combinar jantaradas, Bebedeiras e afins. Querer saber se os programas do curso são os mais adequados, nada! Saber se os interesses dos alunos CSEM são bem defendidos, Pior! Então vocês não acham que deveriam de fazer algo de útil pela sociedade? Já analisaram bem os programas das unidades curriculares? Ou andam por cá apenas com o objectivo de aparecerem? Querem enveredar por uma carreira politica? Querem chegar a professores da ESECS? Afinal o que é que vocês querem da vida?
    São muitas perguntas, não são? E vocês que andam tão ocupados em praxar e organizar jantares... é, de facto, uma tarefa árdua essa que vós tendes.
    Bem... afinal de contas só passei por aqui para dizer que não vou!  

  • # Blogger nucleoCSEM

    Para o "Repórter":

    Antes agradeço o teu comentário. Em primeiro lugar, o núcleo de CSEM não serve apenas para marcar jantares. Se dedicares um pouco do teu tempo, verificarás que foi o nCSEM que organizou duas formações no ano passado, as visitas de estudo. Em segundo lugar, o programa das unidades curriculares não é da nossa competência analisar; desde logo porque existe um conselho científico (formado por estudantes do curso e professores)competentes para o efeito. Além disso há a coordenadora de curso, Drª Alda Mourão que é a melhor pessoa para te responder nessa matéria, visto ser ela a responsável pelo curso. Poderemos sim divulgar, mas isso ainda não é possível porque ainda nem foram aprovados.

    O resto da tua intervenção não vou responder em nome colectivo. O jantar de curso, é uma oportunidade de recebermos os novos estudantes bem como reaver os velhos amigos que já acabaram o curso, por isso lamento que não vás.
    Aproveito em jeito de conclusão, para te informar que o nCSEM irá abrir uma rúbrica mensal para os alunos do curso enviarem uma pergunta de qualquer género e que irá ser seleccionada e encaminhada para a pessoa mais apropriada para a resposta. :P

    Abraço!
    Assinado: Steven  

  • # Blogger Sara Rosa

    estou chocada! há pessoas que de facto não têm mais nada para fazer! só interessa quem está e quem quer! seja lá quem for esse repórter, se estás assim com tantos problemas em relação ao curso nao percebo o que andaste ou andas aqui a fazer!

    de resto, a resposta do steven ta mais do que boa!  

  • # Blogger Repórter

    Antes de mais, gostaria de agradecer a vossa resposta em tempo útil. Sei de todas essas questões e também sei que existe uma associação de estudantes a quem compete defender os interesses dos alunos da ESECS. Porém não posso deixar de criticar a cultura de bebedeira e jantarada desta escola, não que tenha algo contra isso, mas sim porque penso que as associações académicas servem para integrar os alunos nos centros de decisão da escola. Devo também dizer que posições como as da Sara Rosa são exemplo do pior que existe na ESECS, em particular no CSEM, que é a realidade que conheço. Segundo a caríssima colega, perante o estado deplorável do curso, o melhor a fazer é estar calado, isto é, mesmo que não estejamos a apreender conhecimento o silêncio é a melhor estratégia para uma boa carreira académica. Aliás, a cultura da censura está fortemente enraizada nesta escola. Não se pode fazer uma critica sem que não venha uma criatura oriunda sabe-se lá de onde para censurar a nossa posição.
    Enfim...
    Agradeço a resposta do Steven que, muito sinceramente, me surpreendeu pela correcta fundamentação quanto à minha provocação.
    Infelizmente, não posso dizer o mesmo da Sara Rosa. Pelos vistos, apesar de frequentar um curso de comunicação, não consegue criar uma resposta à altura, recorrendo à tradicional censura.

    Abraço
    Repórter  

  • # Blogger bichas_da_conta

    saudades q eu ja tinha destas coisas... só é pena é serem anónimas...
    seja como for, as criticas construtivas sao benvindas mas quem quer criticar deve assumir não só as criticas como a sua identidade...
    quanto ao assunto em si... não lhe tirando a razão senhor reporter, sempre ouvi dizer que a vida não pode ser só trabalho... e se já tiver terminado o curso como eu vai ver (embora espere que não) que muito do que fica e nos engrandece são esses momentos de convivio (ou bebedeira como lhe queira chamar)...

    em relação ao jantar, já passou o meu tempo dessas coisas... o matias vai a representar-me também que ele gosta dessas coisas.

    um abraço malta
    Tó (maria antónia)  

  • # Blogger Repórter

    Ora aí está! Para a Bicha da Conta (presumo que seja a sua verdadeira identidade) "muito do que fica e nos engrandece são esses momentos de convívio". Não me vou opor a essa opinião. Desenganem-se os que julgam que não apanho as minhas bebedeiras ou que falto às tradicionais orgias Dionisíacas e outros momentos de convívio. No entanto penso, e os que investem na minha educação também, que devemos levar algo mais do que momentos de convívio, nomeadamente uma grande dose de conhecimento.

    I rest my case!

    Abraço a todos  

  • # Blogger bichas_da_conta

    sabes que as assinaturas ficam para o fim e eu assinei no final... assim como vou assumir que tenhas um nome além de reporter achei que devias assumir que também tenho um... ou será que nem sequer leste o que escrevi até ao fim?
    eu concordo com o que disseste... e espero sinceramente que no final leves mais conhecimento que o resto... o que não entendo é porque é que se és da opinião que não deve haver só jantares e bebedeiras mas também outras coisas vens deixar um comentario depreciativo à iniciativa do jantar num tópico que tem como objectivo apenas falar do jantar... afinal, podem também fazer jantar ou o teu não só mas também vale o que vale?
    eu devo ser das pessoas que mais mal tem a dizer da minha passagem pela esel pós bolonha e etendo o que falaste, mas como te foi dito há orgãos especificos para isso e talvez se prestasses mais atenção ias entender que este nucleo nao fala só de jantares. e ainda que falasse, se fazes parte do curso e estás descontente com alguma coisa faz por mudar... talvez tenhas gente que concorde contigo e juntos façam alguma coisa melhor do que as pessoas do nucleo... porque a mim parece-me, para além de infantil, muito facil escrever um comentario num blog sentado num sofá a ver tv e saber que nunca ninguem vai saber quem eu sou...
    e sabes o que é pior que malta que só pensa em bebedeiras? malta "sem tomates" (e desculpa se a expressao é muito brejeira mas acho que a ocasião pedia).

    tó (maria antónia)  

  • # Blogger bichas_da_conta

    p.s.- deixo-te só uma questão? sabes quantos cursos em quantas universidades nem sequer têm um nucleo de curso? o que seria de ti e dos que investem na tua educação se tivesses que ser tu sozinho a defender os teus interesses? eu que já estudei na suposta universidade mais prestigiada de todos os tempos sei o que é ninguem saber o teu nome e estar-se nas tintas para o que quer que seja... se calhar é por isso que sei dar valor ao quem esteve no nucleo nos meus anos em csem fez ou tentou fazer... fosse muito ou pouco... é mais do que eu propria fiz, é mais do que o o termo de comparação que tinha alguma vez fez por mim...
    espero um dia saber que fizeste algo mais... ou pelo menos que também sabes dar valor a quem faz mais alguma coisa...  

  • # Blogger Rocky

    Peço que se moderem nos comentários ou serei forçado a apagar, ou se preferirem, censurar comentários completamente desnecessários/provocatórios.

    Cumps =)  

  • # Blogger Repórter

    Caro Steven, por mim V.Ex.ª está à vontade para apagar/censurar todos os meus supostos comentários provocatórios. No entanto devo referir que a linguagem menos própria não partiu da minha pessoa, mas sim da "bicha" Tó.

    Cumprimentos
    Mané (P.Manuel)  

  • # Blogger Sara Rosa

    Meu caro colega Reporter!
    Silencio? Censura? Eu sou o exemplo de algo?
    Pra já se a pessoinha me conhecer ou ja me ter visto na escola eu nao sou exemplo para ninguem, nem o quero ser! Se o curso está mal e se os alunos estao mal com isso, porque nao posso eu aluna de Csem, falar e discutir com colegas meus sobre o assunto? E já agora que tens tu haver com isso?
    E diga-me lá uma coisa... Desde quando é que o silencio é bom para alguma coisa? Se algo está mal, se a minha mae paga proprinas todos os meses / anos, é para eu estar a aprender, nao para chegar ao ultimo ano e aprender mais do que em 3 anos de curso.
    Se o caro reporter está mal mude-se!
    Bebedeiras, jantares sao do melhor ! Entao os de Csem! (duvido que alguma vez tenhas ido)
    Para mim é simples, e sim provavelmente aqui a personagem tenha sido mais agressiva que o steven mas ao contrario de muita gente, eu nao engulo sapos, muito menos sapos que falam falam mas nao dizem nada! Já agora... é o teu caso!
    Por isso peço-te se queres fazer esse tipo de comentários lamentáveis sobre a vida de estudante, queixa-te em casa sozinho e já agora mete-te na tua vida! Porque se há jantares é para que todos os csemistas se juntem e passem um bom bocado e, principalmente, se divirtam!

    Ganha tacto! E já agora, nao sei onde foste buscar a das orgias mas deves estar no curso errado!

    Saudações!  

  • # Blogger Sara Rosa

    p.s. pelo menos eu nao tenho vergonha, nem a cobardia de me esconder por tras de um nome! Eu falo mas pelo menos dou a cara!

    és capaz de dar a tua?  

  • # Blogger Repórter

    Cara colega Sara Rosa, se V.Ex.ª não reparou, deveria ter reparado que na minha ultima intervenção dei a cara, isto é o nome. Por outro lado, devo informar a colega que não recebo lições de moral, muito menos de V.Ex.ª, pois não lhe reconheço autoridade para tal. Ainda assim devo informa-la que já compareci em muitos jantares e que me diverti bastante. Parece-me que a colega se encontra equivocada quanto ao teor da minha insatisfação académica. Realmente o nível de debate roça o... digamos... ridículo, no sentido em que se deveria estar a debater é as funções, ou o papel institucional do núcleo, e não se frequento orgias ou se me encontro no curso certo. Realmente, agora entendo porque certos colegas que terminaram a licenciatura CSEM se encontram a trabalhar em supermercados e lojas de roupa.

    Saudações académicas

    Mané (P.Manuel Silva)  

  • # Blogger Sara Rosa

    olha lá! mas tu pensas que estás a falar com quem?

    Respondi bem à altura daquilo que me chamas-te ou deste a entender que eu era!

    Dás a cara? Então desafio-te a apareceres-me a frente! Pois digo-te que se o fizeres vais desejar nao ter nascido!

    Já agora, o nucleo faz o possivel e por vezes o impossivel! Por isso cala tu a boca! E cuidado com o que dizes porque se falas assim com a tua familia e se falas assim da tua familia, tu de mim nao falas!

    E tenho dito!

    Se és algum frustado por tar a trabalhar no pingo doce ou numa loja, tens bom remedio faz-te a vida!!! Vai pas obras!  

  • # Blogger João Matias

    Daqui a pouco estão por aqui a oferecer socos!  

  • # Blogger PJ

    Bem, isto todos os anos há um “post” bastante activo. Ainda estamos no inicio, mas parece-me que este é sério candidato :P

    Quanto ao (ou direi “a”?) Repórter, deixo a sugestão: apresente propostas no próximo acto eleitoral e vá em frente com uma lista. Talvez assim tenha real noção das coisas. Sim, porque se na generalidade as pessoas não fazem, não é por má fé. É que assim de repente, alguém/alguns resolveram "colocar a mira" no núcleo.

    Se acham que há coisas a corrigir, porque não as expõem ao núcleo?

    Parece-me que a forma mais construtiva de se criticar é propor soluções. Para tal, o período eleitoral não é exclusivo disso.

    Já agora, não acham que é tempo de resolver os problemas de comunicação? É que parece mal num curso como este! Falem pessoalmente ou usem outros meios, que não públicos.  

  • # Blogger Repórter

    Bem... começo este meu comentário por agradecer ao PJ por ter deixado algumas palavras sem cair no campo do enxovalhamento pessoal, como foi o caso do comentário anterior.
    Penso, e sei que não sou a única pessoa, que acha que o problema em questão passa por uma incapacidade na passagem da mensagem, isto é, existem alunos do CSEM, entre os quais a minha pessoa, que não sabem quais as funções do núcleo e perante um desagrado generalizado relativamente ao estado do curso, se virem para o núcleo relatando frustrações e clamando por algum tipo de acção que dê notoriedade à ESECS em particular ao CSEM. Sei que existem órgãos a quem compete essa defesa, mas raios!!! Nós estamos num curso de comunicação social. Nós temos, obrigatoriamente, que denunciar situações eventualmente prejudiciais para os alunos sem ter medo de falar. Também tens razão quando dizes que a "a forma mais construtiva de se criticar é propor soluções" só que com as posições extremadas como as que aqui são publicadas, que acabam em acusações pessoais, chegando mesmo à ameaça, não vale a pena. Aliás, não vale a pena me levantar para exigir qualquer tipo de mudança para melhor. Deixai estar as coisas como estão. Entretanto a fama da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, mesmo entre os altos dirigentes do IPL, continua ao nível da sarjeta, o que, quanto a mim, prejudica TODOS os alunos que se esforçam para levar a bom rumo esta fase particularmente stressante das suas vidas.

    Sem mais
    Cumprimentos
    Mané  

  • # Blogger PJ

    Caro(a) Repórter,

    Estive no Conselho Geral do IPL no último ano lectivo e não reconheci que “a fama da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, mesmo entre os altos dirigentes do IPL, continua ao nível da sarjeta”. Portanto, das duas uma: ou é uma acusação infundada, o que não fica bem – mais uma vez – estar a fazer este tipo de acusações publicamente, ou então tem dados que desconheço (também já não sou aluno), que se for o caso, sugiro que solicite (por email) um encontro com o núcleo para expor esta situação (o pior é saber-se das coisas e não as expor).

    É certo que se pode ter medo de represálias (infelizmente sei o que isso é, quando quis defender interesses dos colegas e “levei por tabela”), porém, nada como falar as coisas (com o núcleo, coordenadora e, se for o caso, conselho pedagógico, director…).

    Vejam lá é se resolvem as coisas sem estar a “lavar roupa suja” aqui, que é um espaço público, frequentado por muitas pessoas da comunidade académica. E falta de meios é coisa que não há (telefone, mail, msn…).

    Saudações académicas ;)  

  • # Blogger bichas_da_conta

    assim como o sr reporter ja tinha encerrado o meu assunto aqui, mas visto que o meu caro pj deu o ar de sua graça, e ninguem melhor q ele para deixar aqui uma palavra resolvi voltar.
    obviamente que concordo com as tuas palavras e agradeço a tua sempre tranquilidade nas respostas.
    espero q desta forma todos fiqemos a entender que sim, ha muita coisa q está errada (eu melhor q ninguem sei isso) e q se devem tomar medidas... mas q é sempre mais facil criticar q fazer alguma coisa... e q na altura do "entao vou eu arregaçar as mangas e pôr mãos à obra" ha sempre outras coisas q vêm primeiro... e eu contra mim falo, n pretendo ser nenhuma santa... mas continuo a dizer que quem n faz deve ter cuidado com a forma como "sugere" ou critica quem faz. até porque para quem está de fora é mto facil pensar que se podia fazer muito mais.
    mais uma vez digo ao sr reporter que entendo as suas preocupações que a mim me custaram mais um ano de propinas por um erro q as confusoes do novo sistema trouxe... mas q isso n invalida que as pessoas n se divirtam. e mais uma vez lhe digo que se somos todos a favor do "não só mas também" o seu primeiro comentario (visto este post tratar só e apenas do jantar) foi absolutamente desnecessario e o correcto seria tratar desse assunto por mail, carta ou pessoalmente com o presidente do nucleo... dessa forma talvez as respostas fossem mais clarificadoras e a tua contribuição fosse importante para o curso.
    calculo também que ainda nao devas ter terminado o curso pela forma desagradavel que soou a seguinte frase "Realmente, agora entendo porque certos colegas que terminaram a licenciatura CSEM se encontram a trabalhar em supermercados e lojas de roupa.". espero sinceramente que isso n te aconteça, nem a ti nem a mais nenhum aluno de csem... mas se infelizmente tiveres que por algum tempo o fazer espero que nunca tenhas que ouvir um colega teu proferir esta frase... por outro lado, n acho q trabalhar numa loja de roupa torne ninguem mais burro ou menos digno... mas isso é só a minha opinião... a mesma opinião que acha que para criticar o discurso da sara rosa este tipo de frases n sao propriamente exemplo...
    mais uma vez repito que entendo as tuas preocupações mas n entendo a forma como o demonstras...
    boa sorte!

    saudaçoes
     

  • # Blogger Sara Rosa

    eu peço desculpa pela forma como falei caro reporter. mas na realidade além de falares dos assuntos escola e jantares, falaste de mim.
    eu nao t admito esse tipo de insinuações a meu respeito, porque sinceramente, reporter ou mané para mim continuas a não ser ninguem porque nao te conheço.

    peço tambem desculpa as pessoas que vierem aqui ler, mas exaltei-me.

    saudações  

  • # Blogger Repórter

    Para acabar, gostaria de dizer à cara colega Sara Rosa que não foi minha intenção a ofensa e penso que nunca me referi ao seu nome para a ofender.
    A partir deste momento escolherei outras formas de demonstrar o meu descontentamento relativamente ao curso que não ao Núcleo. Compreendo a situação dos colegas que acabam o curso e não arranjam trabalho. Porém, o que eu desejaria era que a ESECS tivesse notoriedade que, de momento, não tem.

    Um bem haja
    Mané  

  • # Blogger João Pedro Magalhães

    Amigos, a minha disponibilidade não é propriamente muita, por isso vos peço, façam o jantar dia 4, já andei aí a mudar serviços para conseguir ir ao baptismo, não consigo alterar outra vez para ir ao jantar de curso se for dia 3 ou 5, coisa à qual tenho bastante gosto em participar.

    Dêem lá o jeitinho, que quem não trabalha tem tanta disponibilidade num dia como no outro. Pode dar mais jeito num ou noutro, mas regra geral, não há impossibilidade, como é o meu caso.

    Cumprimentos a todos.

    (e este artigo, ou melhor, os comentários ao mesmo, com uma limpeza, ficavam uma maravilha, é lamentável o que para aqui vai.)  

  • # Blogger Pedro Santos

    Olá a todos!
    Todos os anos há um «momento Maitê» neste blog o que, diga-se de passagem, me diverte imenso.

    Repórter, provavelmente não te conheço mas conheço o tipo de discurso. Estás descontente com alguma coisa e, apesar de tudo o que pensas do curso, este espaço também é teu e serve para expor isso.

    Acho óptimo que se olhe de forma crítica para as situações. Acho que óptimo que se ponham em causa as instituições, e que isso se faça internamente - dá-lhes solidez.
    Aprecio pessoas que não têm medo de dar a cara.

    Mas... há sempre um mas... há uma coisa que sempre me irritou: Velhos do Restelo.

    Que não concordes, que achas que pode melhorar, que está mal... tudo bem. Agora se o consegues dizer num blogue, também o devias conseguir dizer e fazer de forma mais consequente.

    Envia um mail à Prof. Alda ou ao Presidente da ESECS ou do IPL e diz-lhes o que achas que podia melhorar. Candidata-te à AE ou ao Núcleo e tenta mudar as coisas que achas que estão mal.

    FAZ.

    Sabes que pior que fazer mal é não fazer nada e, normalmente, é isso que fazem os Velhos do Restelo. Quem não tem medo de falar e propor também não pode ter medo de posições extremadas, ataques pessoais ou ameaças, como tu dizes. Em última instância, isso resolve-se com polícia.

    Deixa-me só dizer-te que mesmo que isto seja verdade [«a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, mesmo entre os altos dirigentes do IPL, continua ao nível da sarjeta»], nunca se vai resolver com alunos armados em Velhos do Restelo.

    O pior que pode acontecer a uma escola é a mediocridade. E costuma intensificar-se proporcionalmente à quantidade de Velhos do Restelo que aí existem. Infelizmente, na ESECS tem havido muitos.

    Felizmente, há também quem faça.  

  • # Blogger PJ

    "Momento Maitê"! Gostei :)

    Sugestão: Tal como faz a AE, anualmente, também o nCSEM poderia atribuir os seus galardões ;)  

  • # Blogger Pedro Batalha

    E que tal deixar de dar importância a pessoas que se escondem por detrás de um computador para falar deste e daquele assunto?

    Como diria o colega André "Comprem uma vida"

    abraço

    Contem comigo para jantar (se o repórter aparecer juro que lhe pago o jantar e a noite no recinto)

    Pedro Batalha (épa eu assinei!!)  

  • # Blogger Luis Almeida

    Este comentário foi removido pelo autor.  

  • # Blogger Luis Almeida

    eu sigo o exemplo do batalha e também te pago o jantar! ah campeao!  

  • # Blogger Repórter

    Obrigado por todos os comentários jocosos, principalmente o do "Momento Maitê"! Gostei :)" do Sr.PJ. A sua seriedade é algo que me inspira todas as manhãs ao acordar. Se ele gostou da analogia que o Batalha fez com os meus comentários, pois devo referir que o Sr.PJ acaba de ser autor de um verdadeiro momento "Mário David".

    Lá estarei no Jantar e espero que o Batalha e o Luís me paguem o jantar.

    Atenciosamente

    P M Silva  

  • # Blogger PJ

    Caro(a) P M Silva, quem referiu aqui "momento Maitê", não foi o Batalha (é só reler). A pessoa que fez essa analogia estava a referir-se a um caso, passado, que não reproduzir (sugiro uma consulta ao arquivo deste blog).

    Já agora, desculpe, mas parece-me que aquilo a se refere a um «momento "Mário David"», será antes um momento "Asdrubal Ana".  

  • # Blogger Sara Rosa

    Eu só tenho a dizer o seguinte, já que estamos todos numa onda de momentos. Estes momentos CSEMICOS é que são brutais!

    Já que o Batalha e o Luis te pagam o jantar eu pago-te um shot! Só por seres o maior (NOT)!  

  • » Enviar um comentário